domingo, 14 de setembro de 2008

Saudade

Comecei a escrever este blogue para que fosse possível matar a saudade a todos os que trazem na memória/coração a freguesia de S. Martinho.

Já recebi alguns comentários que falam da nossa terra com a saudade de quem teve que partir para ter uma vida melhor.

Os comentários do Joaquim Duarte e da Sr.ª Maria Marques mostram o que sente quem sai da sua terra natal, o que sente quem, embora longe, nunca esquece o que viveu, nunca esquece os seus, nunca esquece o que é seu.

Aqui ficam, de uma forma mais visível, os seus comentários:

"Joaquim disse...
Pois, nem tudo o vento leva! Há muitas coisas que só o homem, consegue levar! A saudade e a nostalgia, são duas dessas coisas, que nós homens carregamos connosco e levamos para todo o lado!Saudades, tenho da minha juventude!

Nostalgia, porque os tempos eram outros e não voltam atrás, muitos dos companheiros tambem já partiram e não voltam mais.
Obrigado a todos os que participaram no meu crescimento e na minha formação como pessoa!

Nem tudo o vento leva!!!!!

Não levou a minha recordação!!!!
Joaquim Duarte"


(Sr. António Figueira)

"Poemas & Contos disse...
Saudade só o Português sabe o significado , e quando esse Portugûes é Alentejano então sim a saudade é coisa que não morre .

Todas as noites ao deitar me lembro com saudade o tempo em que eu palmilhava descalça todos os montes e vales, com a desculpa que ia visitar uma prima que morava lá longe com a intenção de lá trazer um pão para aliviar a fome que então existia.

Mesmo assim vejo-me todas as noites a correr pela trav. do Sr. Figueira, a brincar no adro da Igreja juntamente com as outras crianças que naquele tempo eram tantas, tantas, que hoje ao passar por essas ruas julgo que é uma terra fantasma. Mas as mesmas ruelas, o mesmo adro, o mesmo cheiro a pão quente ainda existe porque não posso de deixar de comprar esse tão gostoso pão no forno da dona Emília.

Esse cheiro tras-me à memória o tempo que jogava às escondidas e até ao tempo em que eu trepava pelas árvores para ir aos ninhos.

Apesar de tudo tive uma infância feliz e saudável,

Cumprimentos para todo o adulto de hoje, mas que comigo brincou nas ruas de S. Martinho.

14/09/08
Maria Marques"

Muito obrigado pelos comentários, que me dão força para escrever.

Sitam-se à vontade para participar.

Sem comentários: